quarta-feira, 18 de junho de 2008

Santo Antonio


Já disse que adoro festas. Minha casa é uma festa, assim como a Paris de Hemingway é uma festa e a de todo mundo. Deixo Paris para outro post.



Ano passado, 13/06, fizemos lá em casa um café de Santo Antônio, para homenagear o Santo, Doutor da Igreja Católica e o mais milagreiro de todos (para mais detalhes http://www.omenssageiro.org.br/)



Como este ano estou na Itália, resolvi conferir de perto a festa de Santo Antonio, na cidade do Santo – Padova (Pádua).


Os festejos Antonianos foram lindos e a missa principal foi muito emocionante, com um coral belíssimo ao som do órgão da igreja (vocês já viram o órgão da Catedral de Aracaju? É lindo e um dos poucos no Brasil, pena que o custo de manutenção impede de deixar o instrumento sempre afinado)!



Chorei igual a uma criança.



No dia anterior, participei da procissão do Santo morto, interessante , mas confesso que somos mais para os mexicanos que para os italianos nos dramas e nas emoções. Nem se compara com as procissões de Aparecida do Norte e as da Semana Santa. Escrevi sobre a "antiga lavagem do Bonfim", mas é uma festa do Candomblé e não da Igreja Católica que só permite a lavagem das escadarias da igreja.





O túmulo de Santo Antonio está na basílica do Santo onde houve a missa principal. Do lado do sepulcro tem um lugar para depositar os pedidos e fotos. Lá onde depositei alguns pedidos que me foram confiados.



Tinham vários padres abençoando os objetos e as pessoas. Lembrei-me da passagem do evangelho que Jesus expulsa os mercantes...fiquei sem saber o que fazer, entrei na fila várias vezes para receber à benção sem nada na mão... até que comprei e levei as imagens e medalhinhas para a benção.


A Basílica do Santo é lindíssima, pena que não se pode tirar foto dentro da igreja.
Não é novidade a riqueza da Igreja Católica, mas para mim é novidade e surpresa a existência de um site da própria basílica no qual se podem fazer os pedidos. Fui informada que há um ritual diário, no qual os padres oferecem os pedidos virtuais ao Santo. Viva a era moderna!


Não sei se em Portugal tem a cultura de santo casamenteiro, mas não vi nada parecido por aqui. Nem nos pedidos escritos pelas pessoas, nada...acho q é invenção de brasileiro, rssss ou das brasileiras, afinal Santo Antonio, mundo afora, é conhecido por seus milagres.


Quase ia esquecendo! Quem quiser postar seus pedidos o site é http://www.santantonio.org/


"ANDAR COM FE EU VOU QUE A FE NÃO COSTUMA FALHAR"




3 comentários:

Paula Dantas disse...

E amanhã é dia de São João!!!

Tô indo logo mais comer milho assado ao som de Dominguinhos e Alceu no Mercado de Aracaju pra comemorar a data... vou tomar uma cervejinha por você (com todo respeito a seu "banzo", que eu imagino o quanto deve ser f...)!!!

Um beijão Michelíssima

Unknown disse...

Adorei o tópico!!
Estou por aqui!! sempre lendo!
Comemorei o dia de São João com meu amor. Fomos comer comidas típicas na festinha de São João na casa dos avôs dele e depois fomos para o Mercado de Aracaju! Foi muito bom!! Vou te mandar uma foto!!
Bjs

Unknown disse...

Seu blog é como conversar com vc Mi.... Muito bom para matar ou sentir mais saudade!! Receba os meus maiores incentivos para continuar escrevendo, o seu pensamento flui nas letras....beijo, beijo!!
Marininha...