segunda-feira, 27 de outubro de 2008

UM DIA DE PRINCESA








Minha amiga me convidou para conhecer o castelo de seu tio, numa cidadezinha perto de Milão. Eu que já tenho minha queda declarada por contos de fada, castelos, príncipe e banhos de princesa, aceitei na hora o convite.

O dia estava lindo. Embora estivéssemos na metade de outubro o frio ainda não tinha chegado e o sol reinava absoluto. O vento fresco (gelado para a nordestina aqui) transformava o céu em oceano de tão azul.


Depois de um majestoso almoço, fomos fazer um passeio pelas colinas para apreciar o panorama colorido do outono. Cada colina tinha uma cor predominante: rosa, amarela, laranja, vermelha, verde, lilás, com a neblina formavam uma paisagem de fábula.


Tiramos várias fotos. Os salões eram lindos, repletos de afrescos e móveis antigos, me senti uma verdadeira princesa.

Depois do tour pelo castelo, fomos para a praça principal participar da festa dedicada às crianças. A entrada era franca, simplesmente porque toda a cidade era convidada. Serviram polenta com queijo gorgonzola e faziam inúmeras brincadeiras iguais às nossas (quebra-pote, corrida do ovo, cabo de guerra, achar a maçã na farinha etc).

O tio-princípe estava muito contente porque iria me apresentar a um padre brasileiro responsável pela paróquia da cidade. Dom Leandro, um paraense muito simpático e adorado por todos do lugar.


No fim da tarde apareceu a lua cheia para coroar a jornada. Enquanto eu a admirava, meus pensamentos férteis vagavam, criando inúmeras situações em cada um dos lugares que visitei, quando ouvi minha amiga dizer que somente seu tio morava em todo aquele complexo, além dos empregados. Não acreditei e ela confirmou: sozinho, sozinho, porque ele não casou, não teve filhos e seu único irmão morava em outra cidade.

Naquele momento me dei conta que minha vida de plebéia era muito mais divertida e que minha família, grande, barulhenta, "maleducada" me faz muita falta. Já estou na contagem regressiva para a nossa festa de Natal!








Um comentário:

Alice Almaforte disse...

Deve ter sido esplêndido o seu dia de princesa! Lendo sua história, eu me senti no filme "Sob o sol da Toscana"... rs. Aproveite tudo de bom que a Itália pode lhe proporcionar, como um dia desses! Beijos